Leucemias

A medula óssea é o tecido responsável pela produção do sangue e está localizado no interior dos ossos. Este é composto por células brancas, vermelhas e plaquetas.
A leucemia é o câncer das células da medula óssea. Sua origem é assunto ainda controverso. A exposição excessiva às irradiações do tipo raio X, os vazamentos observados em usinas nucleares ou as explosões atômicas associam-se a claro aumento no risco de leucemias além de alguns outros tipos de câncer.
A leucemia pode ser aguda ou crônica, com curso clínico e tratamento diferenciado.
Depois de concluído o diagnóstico, a leucemia aguda é tratada com quimioterapia em regime de internação hospitalar. A quimioterapia é muito eficiente em reduzir o número de células leucêmicas, mas apresenta muitos efeitos tóxicos exigindo grande treinamento e habilidade das equipes que dão assistência ao paciente. A leucemia crônica pode necessitar tratamento ou não.
O tratamento da leucemia está se transformando com novas drogas e agentes biológicos que mudaram o curso da doença, além da melhora da assistência ao paciente grave.
Descreveremos os subtipos de leucemias em novos posts

Autor: Fernanda Santos

Médica hematologista, formada pela Faculdade de Medicina da USP em 1999, Residência em Clinica Médica de 2000 a 2002, Residência em Hematologia e Hemoterapia de 2002 a 2004.

3 respostas para ‘Leucemias

  1. NO PERIODO DE 01/10 A 21/10/2013, FIZ TRATAMENTO NO HOSPITAL 9 DE JULHO COM A DRA. FERNANDA, EXCELENTE PESSOA E PROFISSIONAL.

      1. Dr. Rodrigo, Dra Fernanda

        Esta madrugada tive fortes dores no joelho (com inchaço) e tbm apareceu um pequeno edema nas costas com um inchaço. Estou tomando o Tilex (conforme orientação). Gostaria de saber se devo procurar alguém da Equipe no 9 de julho ou se ainda aguardo manifestação quanto ao encaminhamento ao Hospital São Paulo.

        Grato

        Ercio de Oliveira Filho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s