Leucopenia

A leucopenia é uma queda das células de defesa, os leucócitos que pode ser por baixa produção, por destruição periféria. As causas de baixa produção são ausência de células progenitoras (mães) na medula óssea, como ocorre na aplasia, agranulocitose, HPN (hemoglobinúria paroxistica noturna) ou por ocupação por outras células como nas leucemias ou infiltração da medula por outras neoplasias.

Nos casos de destruição podemos ter verdadeiras, aquela que ocorre nas infecções, decorrentes de medicamentos e doenças imunes ou pseudoleucopenia. Nesse caso há sequestro dos leucócitos pelo baço ou marginalização dos leuc[ocitos e a defesa aparece no quadro infeccioso. 

O sintoma que deve preocupar nos casos de leucopenia são as infecções graves recorrentes, principalmente de pele, vias aéreas e urina. 

Dependendo do caso podemos usar fatores que estimulem a produção de leucócitos.

Autor: Fernanda Santos

Médica hematologista, formada pela Faculdade de Medicina da USP em 1999, Residência em Clinica Médica de 2000 a 2002, Residência em Hematologia e Hemoterapia de 2002 a 2004.

4 respostas para ‘Leucopenia

  1. Fernanda , tenho leucopenia decorrente de neutropenia há 3 anos , sem qualquer , manifestação clínica devo me preocupar ? Deve-se investigá-la ou não há recomendação ?

    1. Gabriel, se não tem manifestação não precisa se preocupar, mas sempre vale a pena investigar. Se for constitucional é melhor avaliar e acompanhar desde novo pois evita exames mais invasivos.

  2. Dr. Fernando tenho uma sobrinha que tem 22 anos e a 6 anos lutamos pra que seus leococitos tenham um aumento e nao estamos tendo o resultado, ela ja ficou internada duas vezes e quando toma as injeções do seus tratamento dica muito fraca e debilitada. há alguma coisa a mais que pode ser feito para acelaera o aumento desses leococitos?

    obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s