Hematologia – é de comer ou de beber?

O que é a hematologia?

Os médicos sabem bem, são os especialistas que cuidam de doenças das células e moléculas que compõe o sangue, mas para qualquer outra pessoa a tradução é literal: médico que cuida do sangue. E assim recebemos problemas de hormônios, gordura, açúcar, enfim de tudo o que mede no sangue.

Mas afinal, o que o hematologista faz?

scientist-with-microscope-996187_1280

Cuida de todas as doenças relacionadas aos:

1) Glóbulos vermelhos (ou hemáceas) tais como : anemia (falta), poliglobulia (excesso), alteração do ferro, da vitamina b12 e ácido fólico, doenças genéticas (talassemia e falciforme)

2) Glóbulos brancos (leucócitos) as leucemias, mielodisplasias, aplasias

3) Plaquetas (trombócitos): plaquetose (excesso), plaquetopenia (falta), aumento da função (hiperagregação) ou diminuição da função (que facilitam o sangramento)

4) Fatores da coagulação: hemofilias (falta de fatores), doença de Von Wilebrand, trombofilias(fatores que aumentam a possibilidade de formar trombo) e falta de fator adquirida levando a sangramento

5) Órgãos linfáticos: no organismo temos as ínguas, que são conhecidas pelos médicos como linfonodos, eles podem sofrem mutação e virar um tumor, conhecido como linfoma. Além disso o fígado e o baço também faz parte desse sistema linfático.

6) Medula óssea: é o órgão produtor da células do sangue. Pode sofrer diversas formas de agressão, como mielofibrose e mielodisplasia. Além disso podemos encontrar células de outros tumores ou do mieloma múltiplo.

7) Banco de sangue – o Hemoterapeuta é o responsável pela coleta e processamento do sangue, bem como no trabalho de conscientização do uso do sangue. Além disso faz os procedimentos terapêuticos de aférese.

8) Laboratório – o hematologista é um dos médicos que pode ser responsável pelos exames de imunofenotipagem, mielograma, exames de coagulação e do cariótipo e todas as suas técnicas.

Gostou da explicação? Ficou com alguma dúvida? Comente aqui!

Autor: Fernanda Santos

Médica hematologista, formada pela Faculdade de Medicina da USP em 1999, Residência em Clinica Médica de 2000 a 2002, Residência em Hematologia e Hemoterapia de 2002 a 2004.

2 respostas para ‘Hematologia – é de comer ou de beber?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s