Hematologia – é de comer ou de beber?

O que é a hematologia?

Os médicos sabem bem, são os especialistas que cuidam de doenças das células e moléculas que compõe o sangue, mas para qualquer outra pessoa a tradução é literal: médico que cuida do sangue. E assim recebemos problemas de hormônios, gordura, açúcar, enfim de tudo o que mede no sangue.

Mas afinal, o que o hematologista faz?

scientist-with-microscope-996187_1280

Cuida de todas as doenças relacionadas aos:

1) Glóbulos vermelhos (ou hemáceas) tais como : anemia (falta), poliglobulia (excesso), alteração do ferro, da vitamina b12 e ácido fólico, doenças genéticas (talassemia e falciforme)

2) Glóbulos brancos (leucócitos) as leucemias, mielodisplasias, aplasias

3) Plaquetas (trombócitos): plaquetose (excesso), plaquetopenia (falta), aumento da função (hiperagregação) ou diminuição da função (que facilitam o sangramento)

4) Fatores da coagulação: hemofilias (falta de fatores), doença de Von Wilebrand, trombofilias(fatores que aumentam a possibilidade de formar trombo) e falta de fator adquirida levando a sangramento

5) Órgãos linfáticos: no organismo temos as ínguas, que são conhecidas pelos médicos como linfonodos, eles podem sofrem mutação e virar um tumor, conhecido como linfoma. Além disso o fígado e o baço também faz parte desse sistema linfático.

6) Medula óssea: é o órgão produtor da células do sangue. Pode sofrer diversas formas de agressão, como mielofibrose e mielodisplasia. Além disso podemos encontrar células de outros tumores ou do mieloma múltiplo.

7) Banco de sangue – o Hemoterapeuta é o responsável pela coleta e processamento do sangue, bem como no trabalho de conscientização do uso do sangue. Além disso faz os procedimentos terapêuticos de aférese.

8) Laboratório – o hematologista é um dos médicos que pode ser responsável pelos exames de imunofenotipagem, mielograma, exames de coagulação e do cariótipo e todas as suas técnicas.

Gostou da explicação? Ficou com alguma dúvida? Comente aqui!

Publicado por Fernanda Santos

Médica hematologista, formada pela Faculdade de Medicina da USP em 1999, Residência em Clinica Médica de 2000 a 2002, Residência em Hematologia e Hemoterapia de 2002 a 2004.

2 comentários em “Hematologia – é de comer ou de beber?

    1. Rodrigo
      A anemia pode ter várias causas e se não há problema de absorção e a anemia for por falta de nutrientes pode usar suplementos ou alimentação rica em ferro b12 e ácido fólico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: