A anemia ferropriva é a quarta doença mais frequente do mundo. Porque eu trouxe esse tema aqui?
Porque diariamente recebo no meu consultório muitos pacientes com anemia tratada inadequadamente. A causa da anemia ferropriva é ingesta inadequada, má absorção (defeitos na mucosa gástrica ou intestinal) ou perda excessiva.
A perda de ferro em mulheres ocorre na menstruação com fluxo elevado
Outras causas são:
- Perda gástrica (ulcera/ gastrite/hemorroidas ou outras causas do trato gastro intestinal)
- Perda urinária (cistite, sangramento urinários)
- A anemia do atleta que decorre do excesso de produção de mioglobina, destruição das hemácias (traumatismo mecânico por golpes ou superfícies duras) , perda de ferro no suor, diminuição do sistema de produção de células.
Assim, é importante manter uma alimentação adequada, rica em nutrientes e ferro, sem exageros e de acordo com o nível de sua atividade física.
O monitoramento do hemograma e do perfil de ferro deve ser realizado anualmente para detecção precoce de deficiências, pois antes de ficar com anemia pode ocorrer a deficiência de ferro e o tratamento já pode ser iniciado.
Ao diagnóstico de anemia ou de deficiência de ferro deve ser feito a correção com comprimidos ou medicamentos injetáveis. E deve ser corrigida a causa, caso não seja possível, esse suplemento passa a ser parte da sua rotina. Cuide da sua saúde como cuida da sua carreira!