Você conhece algum parente ou amigo que diz que não vai no médico para não achar problemas? E também conhece aquele que faz check up todo ano desde o pediatra?
Pois bem, quem você acha que está certo?
Pronto, já deu sua resposta?
Na verdade não há necessidade de fazer checkup de tudo, todos os anos e isso pode aumentar a presença de falsos positivos (testes positivos que não são doenças). Porém não fazer exame clínico pode levar a um diagnóstico tardio e a impossibilidade de tratamento adequado.
E quais são as doenças que devemos nos preocupar?
1- Doenças cardiovasculares
2- Diabetes
3- Neoplasias mais comuns (mama e próstata, além das do trato gastrointestinal)
4- Doenças da família
O importante é fazer uma avaliação clínica a cada 2 anos se não houver sintomas (sabe aquela boa conversa para ver se tem alguma coisa errada: alimentação, exercícios e hábitos?).
E sempre procurar um profissional se houver alguma alteração física ou de sintomas que você ou alguém conhecido perceba.
Aqui tem um artigo explicando sobre a eficácia do screening para câncer de pulmão. Apesar do grande numero de falsos positivos ele sugere o teste para aquelas populações de risco. E quando devemos fazer? Isso ainda não tem resposta.
Já aqui você encontra um estudo que fala que temos 32% de falso positivos em teste de eco estress, entretanto não foi possível excluir alterações microvasculares e o teste continua sendo feito.
Por fim aqui temos um capítulo que descreve o super diagnóstico, ou seja aquele que não iria causar problema e aumenta substancialmente o custo da medicina.
Ajudou a decidir?
Respondendo se passar no médico é prevenção ou preocupação a resposta é:
Depende de você!
E deixo aqui mais duas perguntas:
1- Você fica satisfeito se seu médico não pede todos os exames que estão na sua cabeça?
2- Você é daqueles que só vai no médico só quando esta com problema?Ou alguém de arrasta?