Doenças hematológicas e vacina de febre amarela

A vacina da febre amarela é feita com vírus vivo atenuado. Esse vírus pode causar uma pequena reação inflamatória no organismo e quem tem a contagem de células normais não apresenta complicações.

Precisa de atenção especial quem tem anemia, leucopenia, plaquetopenia, assim como todos os pacientes com transplante de medula óssea e aqueles que recebem algum tipo de imunossupressão ou a tenham pela patologia de base.

É importante que você converse com seu médico antes de decidir tomar a vacina. Sabemos que estamos com áreas de risco em São Paulo e que já tivemos 2 óbitos. Entretanto devemos pesar o risco x benefício de cada decisão.

Então vamos as doenças:

  • Anemia carencial – podem receber a vacina
  • Trombose e trombofilia – podem receber a vacina
  • Anemia hereditária (falciforme, talassemia) -podem receber a vacina
  • Distúrbio do metabolismo do ferro – hemocromatose – podem receber a vacina
  • Plaquetopenia auto imune ou anemia hemolítica auto imune ou neutropenia de qualquer natureza – não deve receber a vacina. Alguns casos de doenças controladas podem ser liberados pelo seu médico.
  • Recebendo quimioterapia ou recebeu há menos de 3 meses – não devem receber a vacina
  • Leucemia linfocítica crônica sem quimioterapia ou qualquer outra neoplasia hematológica (mieloma, leucemia, linfoma, mielodisplasia, mieloproliferações) em atividade também não deve receber vacina.
  • Mieloma múltiplo – não deve receber a vacina
  • Trasplante de medula óssea – não devem receber a vacinapexels-photo-356054.jpeg

Autor: Fernanda Santos

Médica hematologista, formada pela Faculdade de Medicina da USP em 1999, Residência em Clinica Médica de 2000 a 2002, Residência em Hematologia e Hemoterapia de 2002 a 2004.

90 respostas para ‘Doenças hematológicas e vacina de febre amarela

    1. Eu tenho talassemia , tomei a vacina dia 19 de janeiro, e desde do dia 28 de janeiro venho apresentando dores no corpo , dor de garganta , dor forte na cabeça e falta de ar ( eu tenho asma porem estava controlada ). O medico disse que nao tenho com o que me preocupar porque fiz exame pcr e nao deu nada , mas ja faz quase um mês que esses sintomas estão acabando comigo !

      1. Pode ate ser efeito colateral da vacina, mas não esta relacionado ao fato de ter talassemia

  1. Oi, Fernanda. Tudo bem?
    E quanto a doença se Von Willebrand? Pode tomar a vacina quem tem ou quem está investigando a doença?
    Eu tive problemas quando extrai os sisos e por isso estou fazendo exames pra diagnosticar a doença, porém ela é bem chatinha, né? Estou repetindo exames pela quarta vez pois deu resultados muito diferentes em todos exames. Como é uma doença hematológica, fiquei em dúvida sobre tomar ou não a vacina.
    Obrigada deade já! Abs!

  2. Por favor tenho ums dúvida enorme,minha filha de 4 anos tem a talassemia Beta Minor ela pode tomar a vacina? A hemoglobina dela sempre é 10.
    E quando ela adoece cai p 9.
    Cidilene
    992561565 sp

    1. É normal a Hemoglobina cair em quadros infecciosos. Entretanto o risco da vacina da febre amarela é em pacientes imunossuprimidos ou com resposta imune. Não ´tem risco nas doenças das hemoglobinas

    2. Eu também tenho… tenho 25 anos… Tomei na quinta dia 18/01… Senti muito sono nos 3 primeiros dias e no local da picada, ficou um pouco dolorido dois dias depois e avermelhado/inchadinho…. vi que pode acontecer… ai passei gelo durante o final de semana… hoje dia 22 já não esta inchado e nem dolorido… mas agora já tomei e o medo fica um pouco, então to tomando uns sucos vitaminados esses dias (beterraba, pepino, laranja, cenoura..) pra ajudar!!!

  3. Por favor dr tenho ums dúvida enorme,minha filha de 4 anos tem a talassemia Beta Minor ela pode tomar a vacina? A hemoglobina dela sempre é 10.
    E quando ela adoece cai p 9.
    Cidilene
    992561565 sp

  4. Obrigada Dr me tira outra dúvida.
    Ela termino 10 dias de antibiótico sábado dia 20/01 9 ml de 8/8 horas.ela teve amidalite.
    Eu preciso esperar uns dias para dar vacina nela?
    Desculpa te encher de perguntas

  5. Bom dia,tenho talassemia menor,tenho 35 anos e estou sem saber se posso ou não tomar a vacina da febre amarela que está agendada pra amanhã,devo consultar meu hemato antes?
    Desde já obrigada.

  6. Bom dia Dra !! Tenho anemia perniciosa autoimune , deficiência de B12 e trato a 4 anos e esta controlada , posso tomar a vacina da febre amarela ?

  7. Boa tarde!
    GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO DA DRA. A RESPEITO DA MINHA DOENÇA.
    TENHO PLAQUETOPENIA E PLAQUETOPATIA IDIOPATICA, FAMILIAR.
    MINHA DUVIDA É SE DEVO OU NÃO TOMAR A VACINA DA FEBRE AMARELA.
    OBRIGADA.

  8. Ola Fernanda, gostaria de saber quem tem PTI pode tomar a vacina, pois ja tomei sem saber, ate o momento não tive nenhuma reação hoje faz 13 dias.

    1. depende do risco e beneficio, na maioria das pessoas a vacina não dá reação, pode cair um pouco a plaqueta mas ser assintomática. o problema é quando a plaqueta já é limítrofe

  9. Dra boa tarde
    tenho pti diagnosticada a pouco mais de 1 ano(durante minha gestação), onde a 3 meses estou sem medicação (corticoide) e plaquetas a 72mil (sem subir e sem descer) . Meu médico liberou apenas a . fracionada, mesmo assim estou receosa, com medo de tomar e acontecer algo. Porém ontem encontraram em meu bairro Campo Grande um macaquinho morto pela febre amarela. Vc acha aconselhavél tomar no meu caso? Quais as piores reações q poderia ter? Pode levar a morte?

    1. A vacina é indicada de acordo com o risco x beneficio. Se seu médico liberou o risco deve ser alto, então deve valer a pena. O risco de ter reações adversas é pequeno, a plaqueta pode cair um pouco e voltar ao normal

      1. Dra hoje passei em uma nova Hemato que não aconselha pois diz q posso contrair a doença, agora fiquei com um medo absurdo e não sei o q devo fazer…

      2. E é assim mesmo, como tem risco alguns profissionais liberam e outros não. Precisa pesar o risco de ter a febre amarela mesmo e seguir aquele médico que mais confia

  10. Dra. Fernanda, tenho Leucopenia a anos, fiz acompanhamento hematológico durante anos e recebi alta e gostaria saber se posso tomar a vacina contra a febre amarela. Recentemente fiz exame de sangue e a contagem leucócitos é de 3.900.000 leucócitos.

  11. Eu tenho baixo nível de glóbulos brancos e baixa imunidade devido a problemas com absorção vitamínica. Supostamente tenho aquela anemia que nunca passa, sabe?! Nada plenamente diagnósticado. Só acusa quando faço exames com baixa imunidade. Os de rotina, saem normal. Há 2 meses estive com baixa dos glóbulos brancos e a chamada leucócitose. Devo tomar?

    Obrigada

  12. Dra. tenho anemia por deficiência de ferro, esta anemia seria considerada carencial? Estaria apto a tomar a vacina? Que tem hashimoto pode tomar também?

    1. depende do nivel de plaquetas, é melhor conversar com seu médico. A vacina faz cair um pouco. Se a plaquetopenia for leve pode ser que não tenha problema

  13. Dr Fernanda , bom dia ! Sou Fernanda , tenho traço talassemico (não investigado a fundo para saber a classificação específica ) . No entanto estou mto reticente em relação a vacina . Li em algumas respostas anteriores que não há contraindicacao no entanto acredita que eu deva investigar ma sobre minha doença ? Meus exames de hct e plaquetas estão em níveis. Normais!

  14. Olá, vi que que tem traços da falciforme pode tomar. Porém em carapicuiba um adolescente com os traços morreu após a vacina. Dizem que nao tem relaçao. Minha filha tem e estou com medo da vacina. Devo fazer algum exame antes da vacina ?

    1. Na verdade a vacina tem alguns riscos, e os detalhes dos casos que morreram não são divulgados, por exemplo se esse caso tinha alguma outra coisa. Se não tem nenhuma doença não há contra indicação e nem necessidade de investigação

  15. Minha filha tem 4 anos e traço falciforme.. ela pode tomar a vacina? Preciso consultar o pediatra dela ou fazer algum exame antes? Desde ja obrigada

  16. Dra tomei a vacina e depois de 2 dias to com dores de cabeça , dores musculares e me sentindo fraca e minha renite aumentou. Tive anemia por falta de ferro ano passado e fiz ttayamento mais não voltei ao medico.
    To muito preocupada. Devo ir ao hospital?

  17. Boa noite , muito boa sua postagem , mas ainda tenho dúvidas se posso tomar a vacina da febre amarela, tenho anemia ocasionada por uma gastrire atrofica por isso tenho problemas de absorção de vitamina B 12, tomo
    Injeção de citoneurim 5000 mensal para suprir a carência , será que posso tomar a vacina?

  18. Minha filha tem Talassemia minor beta, queria saber se ela pode ser incluída no grupo das comodidades para tomar a vacina contra influenza. Ela já não está mais na faixa etária de criança pois já tem 5 anos e 2 meses. Posso pedir que seja feita a vacina por conta dessa deficiência?

  19. Bom dia. Parabéns pela matéria. Meu filho tem 12 anos. Ele tem dermatite atópica, talassemia minor e a pressão vira e mexe está hiper (Um médico disse que pode ser devido o sobrepeso ou por ter tomado muito Predsim desde novinho). Há meses ele não faz mais uso do Predsim. Será que há riscos em tomar a vacina? Como a orientação é perguntar para um médico, eu perguntei para a médica do UBS mas ela não soube responder – é cubana e mal entende o que eu falo 😦

  20. Um site de saúde aconselha os talassêmicos a tomarem a vacina integral contra a febre amarela. Sou talassêmico minor e, em 04mai2018, hoje, sem ainda saber daquela informação, tomei a vacina fracionada. Devo tomar alguma providência adicional? Por exemplo, procurar tomar a vacina integral daqui a algum tempo? Antecipadamente, muito obrigado, suas orientações não tem preço.

  21. Bom Dia! Tenho Leucemia Mielóide Crônica (LMC). Estou em tratamento há 5 anos. Em fevereiro meu médico Hematologista) me liberou para tomar a vacina da Febre amarela, porém recomendou que eu passasse por avaliação com o infectologista. O infectologista me aconselhou a não tomar a vacina, e eu não tomei. Porém surgiram oportunidades de passeios no campo, em fazendas, etc. (ecoturismo), atividades que tanto gosto.
    Gostaria de saber se eu posso tomar a vacina da febre amarela, pois passar repelente não vai resolver, são atividades de caminhada na mata não vai dar para passar repelente durante a caminhada. O meu médico não trabalha mais no hospital onde faço tratamento e os pacientes estão sendo realocados para outros médicos. Só retornarei a consulta em setembro com um médico que ainda não conhece meu caso especificamente.
    Como o médico anterior (hematologista) havia me liberado para tomar a vacina, será que posso tomar?
    Fiz exame de sangue em 08/05/2018. Resultados: Eritrócitos 4,27milhões/mm³. HEMOGLOBINA 12,6g/dl, hematócrito 37,5%, VCM 87,9fL, HCM 29,4pg, CHCM 33,5g/dl, RDW/CV14,7%, LEUCÓCITOS 7,10mil/mm³, neutrófilos 49,6% – 3,5mil/mm³, eosinófilos 0,4% – 0,0mil/mm³, basófilos 0,4% – 0,0mil/mm³, linfócitol 42,5% – 3,0mil/mm³, monócitos 7,1% – 0,5mil/mm³, linfócitos atípicos 0, PLAQUETAS 146mil/mm³. O último PCR foi em 11/04/2017 – nº de transcritos BCR: 591.000, nº de transcritos BCRABL: 2.030, relação BCRABL/BCR EM %: 0,34, Relação BCR-ABL/BCR EM % FATOR DE CORREÇÃO 1,98 : 0,68.
    Oque a senhora acha?

  22. Doutora, boa noite.
    Talvez eu tenha chegado um pouco atrasada, mas ficaria feliz se esclarecesse a minha dúvida. Eu tenho a talassemia minor e as minhas plaquetas estão em 152500. Agora estão disponibilizando apenas a dose única na minha região, e gostaria de tomá-la, mas fico receosa devido ao valor das plaquetas. Teria algum perigo nesse caso?

  23. Olá Doutora!
    Tenho doença celíaca, que pertence ao grupo de doenças autoimunes.
    Mesmo sendo uma “intolerancia” alimentar é mais seguro não tomar a vacina correto?
    Obrigada desde já

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s