A deficiência de vitamina B12 é um dos termos mais procurados na internet.

Achei esse trabalho aqui que fez uma análise muito interessante sobre as pesquisas na internet e o consumo de alimentos ricos em vitamina B12. Ele desenvolveu um algorítimo usando o endereço IP para confirmar o aumento no consumo. Estamos em uma nova era de pesquisas.
Com o crescente número de cirurgias bariátricas, aumento do veganismo, uso indiscriminado de metformina e inibidores de bomba de prótons tivemos um aumento na incidência da deficiência desta vitamina.
Decidi fazer uma revisão nos artigos que saíram para trazer algo de novo.
1 – Diagnóstico
É feito através da dosagem sérica da vitamina B12. Preferimos manter acima de 300, para garantir a ausência da deficiência, embora alguns laboratórios considerem valores menores normais.
2 – Sintomas
Anemia, cansaço, fraqueza, sangramentos, infecções. Dificuldade para andar e algumas alterações neurológicas podem aparecer.
3 – Fatores de risco
Uso de inibidores de bomba de prótons, pode estar associado a diminuição da absorção como exemplificado neste artigo.
A obesidade também pode estar associada a um menor nível de vitamina B12, principalmente quando há deficiência de vitamina D concomitante, como descrito aqui.
Ter tido escabiose também aumenta o risco de deficiência de vitamina B12 (desenvolvimento de anemia perniciosa) em 51%.
A doença inflamatória intestinal pode cursar com deficiência de vitamina B12, mas esses dois estudos recentes utilizam a dosagem de MMA (acido metilmalônico) para confirmar a deficiência acabaram não confirmando.
Ter diabetes e usar metiformina pode estar associado a deficiência de vitamina B12 como exemplificado aqui e aqui.
Neste artigo ele inclui ainda como fatores de risco, cirurgias do trato gastrointestinal, restrições alimentares, além da idade maior que 75 anos.
O uso recreacional (não em mergulho) do óxido nítrico também está associado a deficiência de vitamina B12 como exemplificado aqui.
4 – Tratamento
Reposição pode ser oral (se a absorção não estiver comprometida) ou parenteral com injeções intramusculares. A escolha depende do nível de deficiência e sintomas relacionados.
No Brasil não dispomos somente da vitamina B12 , apenas as apresentações com b6 e b1 associadas.
Este algoritimo para investigação de anemias macrociticas está excelente como primeira avaliação.