Rivaroxabana x varfarina na SAF

Este artigo do Blood Journal avaliou a Rivaroxabana x Varfarina nos pacientes com Sindrome Antifosfolipede (SAF):

“A rivaroxabana (riva) é uma alternativa eficaz e segura à varfarina (AVK) em pacientes com fibrilação atrial e tromboembolismo venoso. O estudo foi randomizado, aberto, multicêntrico, de não inferioridade, com julgamento final cego.

Rivaroxabana 20 mg uma vez ao dia (15 mg uma vez por dia baseado na função renal) x varfarina (INR alvo 2.5), para a prevenção de eventos tromboembólicos, hemorragia grave e morte vascular em pacientes com Síndrome Antifosfolipídica.

Apenas os pacientes de alto risco triplo positivo para Anticoagulante Lúpico, anticorpos anti-cardiolipina e anti-β2-glicoproteína I do mesmo isotipo (positividade tripla) foram incluídos no estudo.

O estudo foi encerrado prematuramente após a inclusão de 120 pacientes (59 randomizados para rivaroxabana e 61 para varfarina) devido a um excesso de eventos entre os pacientes no braço do rivaroxabana:

  • 7 eventos tromboembolicos RIVA x 1 AVK
  • 4 sangramentos RIVA x 2 AVK

Nenhuma morte foi relatada. O estudo conclui uso de rivaroxabana em pacientes de alto risco com Síndrome Antifosfolipídica foi associado a um aumento na taxa de eventos em comparação com a varfarina, não demonstrando benefício e excesso de risco.”

Impressão: Pacientes com SAF de muito alto risco tem trombose mesmo com a terapêutica padrão. Muitas vezes precisamos otimizar outras variáveis ou aumentar o alvo do INR para conseguir obter um bom controle. No estudo os pacientes tinham ainda outros fatores de risco além da SAF. Ainda preferimos o uso da varfarina em dose mais alta

Autor: Fernanda Santos

Médica hematologista, formada pela Faculdade de Medicina da USP em 1999, Residência em Clinica Médica de 2000 a 2002, Residência em Hematologia e Hemoterapia de 2002 a 2004.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s