No artigo de hoje vamos discutir avaliação pre operatória de sangramento baseado no questionário anestésico.
Foram avaliados 240 pacientes com historia de sangramento e 95 pacientes sem história de sangramento. foram excluídos os que já tinham algum diagnóstico. Na investigação de sangramento foram encontrados anormalidades em 8,8% dos que sangraram e em 10% dos que não sangraram. O screening inicial foi feito com Tp TTPA TT função plaquetária que são exames simples.
Durante muito tempo se usou a história pessoal e familiar como screening inicial de pacientes saudáveis.
O estudo conclui que os testes de screening iniciais também não tiveram fator preditivo adequado e que as anormalidades encontradas foram leves.
Impressão: este estudo mostra a nossa busca incansável de uma resposta e nossa necessidade de encaixotar os pacientes. Acredito que os pacientes com história familiar e pessoal de sangramento devam ser estudados sempre , assim como os que tem alteração no coagulograma ou nas plaquetas. Como foram excluídos os pacientes com diagnóstico o valor do questionário pode ser inferior quando comparado ao nosso pais onde não fazemos diagnóstico precoce de coagulopatia. O fato de ter muitos distúrbios leves pode levar a um tratamento excessivo e outros riscos para os pacientes, não mensurados neste estudo