Outros
Comentários 2

Leucemia mielóide crônica e gestação

Este artigo traz um alento para mulheres com diagnóstico de leucemia mieloide crônica (LMC) e que desejam engravidar. Ele traz um respaldo para a pratica corrente de esperar a doença entrar em remissão e trocar a terapia alvo pelo interferon durante a tentativa e a gravidez. É uma série pequena de 12 gestações, mas achei interessante trazer.

“ Nossa série envolve 11 pacientes: 10 com LMC em fase crônica e um com LLA Ph +, resultando em 12 gestações. Dois cenários distintos existiram: (1) dois pacientes com LMC foram diagnosticados em fase crônica quando os pacientes foram submetidos aos exames de sangue associados à gravidez; (2) nos outros casos, gravidezes planejadas ocorreram em leucemias BCR-ABL-positivas após o diagnóstico e início do tratamento com TKI, que foi então suspenso. Todas as mulheres receberam IFN-alfa ou peguilado (PEG) -IFN-alfa durante todo o período de gravidez.

Durante a gravidez, nenhum dos pacientes perdeu resposta hematológica completa. A relação BCR-ABL / ABL permanece estável, exceto no paciente nº 8 cuja relação aumentada solicitou retomar o imatinibe rapidamente após o parto e no paciente nº 10 que apresentou melhores resultados na terapia com PEG-IFN do que na terapia com nilotinibe provavelmente devido a uma melhor adesão ao tratamento durante gravidez.”

Todos os bebes estão vivos e bem e houve poucas complicações na gestação

Opinião: Respeitar os desejos e motivações dos pacientes é uma bandeira que defendo e ver a possibilidade de fazer isso com segurança é acalentador.

Este post foi publicado em: Outros

por

Médica hematologista, formada pela Faculdade de Medicina da USP em 1999, Residência em Clinica Médica de 2000 a 2002, Residência em Hematologia e Hemoterapia de 2002 a 2004.

2 comentários

  1. Francisco Batista diz

    Bom dia, Dra Fernanda
    Tenho 44 anos, 1, 75m, 62 kg, sou caucasiano e sempre fui saudável, praticante de atletismo amador e desde os 20 anos sou doador de sangue.
    Após as últimas análises de rotina recente o médico do SUS disse que tenho uma “leucopenia” e neutropenia. Eu disse que desde os 20 anos sou dador de sangue e achava que eu tinha sangue bom porque não faria sentido que outra pessoa recebesse uma transfusão de um sangue doente. Ele disse que eu podia ter uma doença oculta e que desconfiava de uma “hipoplasia celular” que podia ser muito grave se os glóbulos brancos baixassem e falou que eu devia fazer uma “biópsia da medula óssea para investigar a causa da leucopenia”. Eu recusei, mas fiquei muito assustado e por esse motivo deixei de doar sangue. Esses dias fui abordado por um grupo de doadores de sangue do Lions Clube que me convidaram para voltar a doar sangue para ajudar na pandemia e um deles disse que também tem leucopenia como eu e que isso não é problema se eu não tenho infeções nem outras queixas, Realmente não tenho queixa nenhuma nem tomo medicamentos nem nunca tive AIDS, tuberculose, febre amarela, dengue, nunca fiz quimioterapia.
    Em face disso, e neste contexto de pandemia em que me é difícil obter uma segunda opinião, eu tomei a liberdade de usar este blogue para pedir uma palavra se a minha leucopenia tem alguma importância ou se é apenas uma coisa minha como certas pessoas terem nariz grande ou pé pequeno. Para o efeito envio uma tabela com as análises feitas nos últimos 24 anos. São análises de rotina pedidas por vários médicos do SUS que em 24 anos nunca disseram que eu tinha problemas. Todos os outros parâmetros analíticos (neutrófilos, basófilos, monócitos, linfócitos, hemoglobina, velocidade de sedimentação, plaquetas, etc. sempre foram e continuam sendo dentro dos valores de referência. O único “problema” são os leucócitos. Assim, nos últimos 24 anos eu tive os seguintes números de leucócitos:
    6,1
    4,2
    3,0
    3,5
    2,4
    3,2
    4,8
    4,1
    3,7
    3,7
    3,0
    3,1
    5,3
    O último resultado é este:
    Leucócitos: 3,8 10^3/µL
    Neutrófilos: 2,2 10^3/µL

    Obrigado pela ajuda
    Francisco Batista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s