Leucemia mielóide crônica e gestação

Este artigo traz um alento para mulheres com diagnóstico de leucemia mieloide crônica (LMC) e que desejam engravidar. Ele traz um respaldo para a pratica corrente de esperar a doença entrar em remissão e trocar a terapia alvo pelo interferon durante a tentativa e a gravidez. É uma série pequena de 12 gestações, mas achei interessante trazer.

“ Nossa série envolve 11 pacientes: 10 com LMC em fase crônica e um com LLA Ph +, resultando em 12 gestações. Dois cenários distintos existiram: (1) dois pacientes com LMC foram diagnosticados em fase crônica quando os pacientes foram submetidos aos exames de sangue associados à gravidez; (2) nos outros casos, gravidezes planejadas ocorreram em leucemias BCR-ABL-positivas após o diagnóstico e início do tratamento com TKI, que foi então suspenso. Todas as mulheres receberam IFN-alfa ou peguilado (PEG) -IFN-alfa durante todo o período de gravidez.

Durante a gravidez, nenhum dos pacientes perdeu resposta hematológica completa. A relação BCR-ABL / ABL permanece estável, exceto no paciente nº 8 cuja relação aumentada solicitou retomar o imatinibe rapidamente após o parto e no paciente nº 10 que apresentou melhores resultados na terapia com PEG-IFN do que na terapia com nilotinibe provavelmente devido a uma melhor adesão ao tratamento durante gravidez.”

Todos os bebes estão vivos e bem e houve poucas complicações na gestação

Opinião: Respeitar os desejos e motivações dos pacientes é uma bandeira que defendo e ver a possibilidade de fazer isso com segurança é acalentador.

Autor: Fernanda Santos

Médica hematologista, formada pela Faculdade de Medicina da USP em 1999, Residência em Clinica Médica de 2000 a 2002, Residência em Hematologia e Hemoterapia de 2002 a 2004.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s