Trouxe esse artigo, mas já aviso que é polêmico e tenho minhas reservas com a conduta.
Sangramentos menstrual volumosos (HMB) estão associados a uso de anticoagulantes e existe um sub-registro do problema, que não é reconhecido, mas não é incomum na prática clínica.
Mulheres na pré-menopausa devem ser avisadas do efeito potencial da terapia anticoagulante na hemorragia menstrual no momento do início do tratamento.
As consequencias do sangramento volumoso (HMB) devem ser avaliadas e tratados de forma contínua. No cenário agudo, a decisão de usar anticoagulantes é baseado no risco individual de trombose do paciente e da gravidade do sangramento.
Para as mulheres que requerem anticoagulação a longo prazo, um diu mirena, ácido tranexamico (durante o fluxo menstrual), altas doses terapia com progesterona, ou contraceptivos hormonais combinadas são eficazes para controlar o sangramento.
O risco de trombose durante a terapia anticoagulante com estes tratamentos não é bem estudado, mas é provável abaixo.
Seleção do tipo de terapia hormonal baseia-se na preferência do paciente, contra-indicações à terapia, perfil de efeitos adversos e trombose. Também fatores de risco trombóticos.
Mulheres que não desejam manter a sua fertilidade deve ser considerado para tratamento cirúrgico
Esse é o algoritmo do artigo.
Impressão: polêmico como sempre, o uso de hormônios em pacientes que tiveram trombose com anticoncepcional devem ser evitado. Tampouco gosto de usar ácido tranexamico, porem me parece ser uma alternativa. Minha alternativa preferida é anticoagular bem pelo período necessário com suporte de ferro, e AINH . Se for de longo prazo para toda vida, tento reduzir a dose ou troco de anticoagulante e se nada der certo acabo liberando o diu com hormonio ou grosserrelina . No uso do AVK só depois que estiver com a dose certinha, pois há muita falha nessa terapia, principalmente quando inicia medicação nova