Hemograma no idoso

behzad-ghaffarian-O7HlEjtaekU-unsplash

Hoje estava lendo este artigo que trata dos valores de referencia do hemograma no idoso acima de 80 anos

Acabamos extrapolando os valores da população mais jovem até pela difciuldade de ter uma população normal nessa faixa etária, por isso achei esse trabalho muito interessante

Eles coletaram 3 029 904 amostras de 850 013 pessoas. Após os critérios de exclusão (creatinina alterada, outros exames alterados) , 2 836 098 amostras de 788 112 de individuos diferentes sobraram.

Foi observado uma queda maior na hemoglobina e hematócrito alem da contagem celular nos homens. Nas mulheres essa queda é menos pronunciada. Há um aumento do vcm am ambos os sexos com significância estatística. Com relação aos globulos brancos há uma diminuição do valor de referência do limite superior porém não há diferença entre os sexos.

As plaquetas tentem a ser mais altas nas mulheres e o valor de referencia inferior tende a diminuir.

No próprio texto ele refere que esses valores são para população caucasiana. Eles concluem que a eritropoiese fisiologica diminui com a idade e é mais importante nos homens que nas mulheres (porem os menores valores femininos ainda estão no periodo menstrual). Por fim ele pondera que os achados do estudo podem conflitas com os estudos que mostram a associação de anemia e mobi mortalidade nos idosos.

Eu sempre acho interessante essa perspectiva de deixar o envelhecimento ser mais normal e evitar de fazer exames em excesso nessa população. E essa extrapolação de valores de referências de populações distintas causa mesmo uma maior demanda do médico, que acaba onerando o bolso do pagador, com exames em excesso somente para excluir hipóteses.

Autor: Fernanda Santos

Médica hematologista, formada pela Faculdade de Medicina da USP em 1999, Residência em Clinica Médica de 2000 a 2002, Residência em Hematologia e Hemoterapia de 2002 a 2004.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s