Outros
Deixe um comentário

Eosinofilia

Eosinófilos são as células brancas que comumente estão associadas a alergias e parasitas e sua ativação acontece pela liberação de grânulos que podem levar a dano celular e inflamação.

Eosinófilos são considerados normais entre 0 e 500 células/mm³. Eosinofilia é quando temos acima de 500, porem entre 500 e 1500 é considerara eosinofilia leve, entre 1500 e 5000 moderada e severa apenas os maiores que 5000.

O nível de eosinofilia usualmente está relacionado a severidade da doença, porém nao há correlação na síndrome hipereosinofílica.

A supressão eosinofílica ocorre no uso de corticosteroides ou em infecções bacterianas.

Condições associadas com eosinofilia infecções, doenças auto imunes como Churg-Strauss ou imunodeficiência primária, malignidade, medicações que podem levar a reações cutâneas conhecidas como DRESS síndrome, atopia e por fim as condições clinicas como Síndrome hipereosinofílica e a hipereosinofilia de significado indeterminado.

E o que fazer? Tratar a causa de base e se for uma doença primaria do eosinófilo considerar o uso de terapia alvo, como os anti IL-5

Este post foi publicado em: Outros

por

Médica hematologista, formada pela Faculdade de Medicina da USP em 1999, Residência em Clinica Médica de 2000 a 2002, Residência em Hematologia e Hemoterapia de 2002 a 2004.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s