TMO e Talassemia

Este artigo é bem interessante pois compara as complicações do TMO na talassemia e o papel da terapia gênica na Talassemia

Essas são as conclusões:

“1) O transplante  na talassemia deve ser realizada o mais breve possível,  não só para maximizar o resultado do transplante, mas também para limitar complicações a longo prazo.

2) As complicações a longo prazo são menores que as esperadas na talassemia tratada clinicamente e, com a exceção hipogonadismo, são de incidência limitada com qualidade de vida semelhante à de uma população normal combinada.

3) Trás a epidemiologia de dados incluindo probabilidade de maternidade e paternidade após uma análise de quase toda a população transplantada.

4) Pela primeira vez traz um numero maior de adolescentes 

5) O problema da sobrecarga de ferro no pós-transplante definição foi resolvido e a maioria dos pacientes pode alcançar carga de ferro normal evitando assim sobrecarga de ferro a longo prazo e complicações.

6) Como a sobrecarga de ferro, outras complicações relacionadas talassemia podem ser tratadas após o transplante, como infecção pelo vírus da C e B.

7) Diretrizes específicas de acompanhamento e rastreamento podem ser propostas e podem ser usadas especificamente para esta categoria de pacientes, a fim de prevenir / curar complicações que são conhecidas hoje.

8) Dados recentes sobre a abordagem emergente da terapia gênica indicam claramente que um regime preparatório mieloablativo é necessário para permitir células estaminais autólogas modificadas por enxerto. Portanto, se o longo acompanhamento confirmar dados de segurança atuais sobre o produto celular, complicações relacionados ao regime de condicionamento, como os relatados aqui, podem ser previstos e programas de rastreio semelhantes pode ser definido”

Autor: Fernanda Santos

Médica hematologista, formada pela Faculdade de Medicina da USP em 1999, Residência em Clinica Médica de 2000 a 2002, Residência em Hematologia e Hemoterapia de 2002 a 2004.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s