Mieloma múltiplo e qualidade de vida

Este artigo fala sobre qualidade de vida e mieloma múltiplo:

“1822 (92 49%) destes foram incluídos no subestudo de qualidade de vida. O progresso dos pacientes através do subestudo é mostrado para os 1819 participantes na primeira randomização (N = 1061 de via intensiva, N = 758 não-intensiva) e para os 751 pacientes em randomização de manutenção.

O estudo do Mieloma IX avaliou o uso de um agente imunomodulador (como tratamento de indução e manutenção), ácido zoledrônico e alta dose de terapia com transplante autologo e mostrou uma série de resultados clínicos positivos com melhor resposta geral, sobrevida livre de progressão (PFS) e sobrevida global (OS). A análise neste relatório demonstrou que estas melhorias não têm custado diminuições clinicamente relevantes na HR-QoL relatada pelo paciente a curto prazo (durante o tratamento inicial) ou a longo prazo (durante o tratamento de manutenção e acompanhamento subseqüente).

Uma limitação em todos os estudos de HR-QoL tem sido a alta proporção de dados perdidos. Embora os questionários devolvidos estivessem em grande parte completos, havia um número substancial de questionários faltando em cada ponto de tempo, sendo que o questionário de linha de base apresentava a pior taxa de retorno. Para evitar a exclusão de uma grande proporção de dados de pacientes em pontos de tempo posteriores, o MICE foi implementado para imputar quaisquer respostas ausentes ou medições de linha de base.”

Opinião: é muito importante que nossos tratamentos além de levar a uma maior porcentagem de sobrevida global também mantenham a qualidade de vida e por isso os dados dessa subanalise são de grande valor 

 

Publicado por Fernanda Santos

Médica hematologista, formada pela Faculdade de Medicina da USP em 1999, Residência em Clinica Médica de 2000 a 2002, Residência em Hematologia e Hemoterapia de 2002 a 2004.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: